
O apego saudável faz bem para as duas pessoas. Quando somos apegados a alguém queremos o bem para essa pessoa, respeitamos a individualidade dela, incentivamos a autonomia e jamais nos perdemos no outro.
Mas se você já viveu relacionamentos onde a vida da pessoa passou a ser mais importante que a sua própria vida, é bem provável que o que aconteceu foi uma dependência emocional. Na dependência emocional o apego afetivo é exagerado e o dependente precisa do outro para ser feliz. O apego é tão grande que a pessoa não consegue fazer nada sozinha e como sua vida passa a depender totalmente da vida do outro, ela tem muito medo de perdê-lo.
Com isso a insegurança fala muito alto, o ciúme toma conta e o dependente faz de tudo para controlar o outro em nome do amor. E o que, na cabeça do dependente emocional, deveria ser algo para manter aquele relacionamento, causa tanto desgaste que leva o relacionamento ao fim.
Que sofrimento!
E o que pode ser feito para eliminar essa dependência? Você sabe?
Uma dica: São três palavras que se iniciam com a letra A, ou seja, precisa dos 3 As.
Autoestima, Autoconfiança e Amor-próprio.
Como estão os 3 “As” na sua vida? Cultive sempre os 3 As e tenha mais qualidade em seus relacionamentos.
Já conhece meu Programa de Acompanhamento Psicológico Mulher Segura? São 5 sessões de 1h30 cada focado em trabalhar a autoestima, a autoconfiança e o amor próprio.
Se tiver interesse fique a vontade para me chamar que te explicarei como funciona.


